Carta ao amigo Neto

Caro Neto.

Desculpa te chamar de amigo.Nos conhecemos pouco (ou melhor: você me conhece pouco). Tivemos no máximo três encontros até hoje.

Um deles foi marcante. No velório do meu avô Luciano do Valle. Esse que você tem um enorme respeito e sempre se recorda com carinho, sendo a figura que te deu a grande oportunidade da sua carreira televisiva, hoje tão consagrada.

A última vez que nos vimos tem mais de um ano, foi uma entrevista exclusiva que fiz com você, em homenagem ao meu avô. Seu carinho por ele ficou evidente somente pelo fato de ter me tratado tão bem esse dia, pra sempre guardado em meu coração.

Por tudo isso, me sinto tranquilo em te chamar de amigo nessa carta aberta.

Amigo Neto: tenho passado os últimos meses chateado com você. A ponto de não conseguir mais te defender perante aqueles que te atacam (nos últimos meses com certa razão) a respeito de sua postura perante as câmeras da Rede Bandeirantes.

Sempre te defendi. Não que você necessite de algum apoio meu, mas nunca gostei das críticas direcionadas a você com relação ao seu “jeitão caipira” de ser, com o R puxado, meio bruto e alheio ao que os outros vão pensar. Além do preconceito “dos letrados” , como você sempre gosta de dizer, que não aceitaram que um ex-jogador que mal sabia falar, ter mais audiência e prestigio que eles, que tanto se dedicaram na profissão.

Achava e ainda acho injusto quando desmerecem sua estrada até aqui por esses motivos. Você teve seus méritos, conquistou seu público e passou a ser respeitado por mérito. Independente de onde veio, quem é e o sotaque que fala.

Te assistia nos meus almoços rotineiramente, mas passei a me incomodar profundamente quando o nível das brincadeiras com relação ao meu time, a Ponte Preta, caiu de uma forma assustadora.

Antes eu até suportava, sou bem tranquilo com relação a rivalidade entre Ponte e Guarani. Aliás, tenho maior respeito pelo Bugre, time da minha vó Yolanda.

Mas com o passar do tempo, o limite do aceitável de provocação clubística foi ultrapassado ferozmente por você.

Não sei se foi porque a Ponte Preta proibiu a ida dos jogadores ao seu programa, mas vá lá! Ninguém tem sangue de barata. Um programa que passa pra todo o estado de SP e entra em todas as casas diariamente, não pode ser a voz de nenhuma torcida e de provocações.

Sei sim que faz parte de uma “política de jornalismo esportivo bonachão” da Band nos últimos tempos (já bastante defasado) , mas se tratando da rivalidade de Ponte e Guarani é um pouco diferente, não acha?

Vamos lá: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos estão sempre na grande mídia. De várias formas esses clubes são expostos  por bem ou por mal, inclusive com programas fazendo piada com o aspecto de corintiano ser ladrão e são paulino ser bambi. Ok, não me agrada, mas está aí.

Quando o recorte passa a ser somente Ponte e Guarani, clubes hoje pouco explorados pela grande mídia, a questão muda. Um exemplo básico: o torcedor nunca vê notícia da Ponte nos principais noticiários esportivos do Brasil. Quando aparece é porque tem jogo contra grande de capital e ainda de forma secundária, mesmo quando ganha.

Imagina a situação contrária: um consagrado apresentador pontepretano fazendo chacota da situação do Guarani? Não seria legal. O assunto deve ser tratado de forma séria por jornalistas e formadores de opinião.

Sabendo disso, não faz sentido todos os dias o mesmo apresentador fazer chacota do mesmo clube.

A consequência disso é uma torcida revoltada e um apresentador que não pode mais andar tranquilamente na cidade onde sempre gostou de viver.

Além dos inúmeros repórteres da TV Bandeirantes que passam pelo Majestoso e sempre são obrigados a passar pelo constrangimento de ser cobrado pelo torcedor com relação a você, sua paixão e seu ódio particular. Acha justo com seus colegas de casa?

Depois de muitas provocações, o estopim foi na última sexta, quando você resolveu marcar no ar uma briga com a torcida da Ponte. Disse que estaria em um compromisso num super-mercado e que o torcedor revoltado com suas provocações poderia ir lá se resolver com você – e ainda disse que era pra ir em bando.

Obviamente o evento foi cancelado pelo super-mercado por motivos de segurança. Todos saíram perdendo com um evento comercial cancelado, por incentivo da violência partindo de você mesmo. Algo totalmente evitável se tratando de um apresentador de uma TV tão grande como é a Bandeirantes e, PASMEM, no horário do almoço.

Assustador saber que chegamos nesse ponto.

cancelado

Já parou pra pensar que esse tal time que você  insulta todos os dias, até se negando a dizer o nome e chama os torcedores pro pau, foi o time de coração do cara que você é tão grato pela sua vida na TV?

Será que você falava essas coisas que hoje diz diariamente sobre a Ponte para o meu avô?

Diferente de você (e até de mim), ele nunca fez muito alarde com relação a paixão clubística dele. Jamais deixou que isso influenciasse em alguma narração sua. Mas nunca escondeu e todos sabem que ele amou muito a macaca!

Portanto, não por mim e nem pela torcida da Ponte, mas pelo meu avô, pessoa que você tanto respeita: pare com isso, por favor!

Espero que me entenda. É para o bem de todos.

Com carinho e respeito que ainda existe

Paulo do Valle

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

42 pensamentos sobre “Carta ao amigo Neto

  1. carlão disse:

    Caro Paulo. Você teve um exemplo de profissional narrador e jornalista que foi Luciano do Valle. Eu tive como exemplo de comentarista esportivo, meu pai, José Pereira Esmeriz. Os comentários deles, sempre sensatos, atinham-se estritamente no campo profissional. Por isso foram respeitados e admirados. Ao contrário, esse “comentarista” que vc se referiu acima, precisa de polêmica e provocações para estar em evidência. Não se sustenta profissionalmente se fosse pela técnica, pois não tem cultura e estrutura psicológica, nem formação para tanto. O que ele fez na sexta feira é exemplo disso. Pessoalmente e por formação, não sou pela violência, mas, sinceramente, espero poder encontrar com esse ser um dia e poder falar cara a cara tudo o que acho dele.

  2. Marcos cerone disse:

    Sábias palavras Paulo do Valle, eu como pontepretano desde 1969 (acho que o tal apresentador nem era nascido) sempre respeitei a instituição seja qual for. A rivalidade existe e anda meio paralisada pelas campanhas que ambos realizam em seus campeonatos, a Ponte disputando os principais campeonatos no Brasil e América do Sul e o rival fazendo de tudo para se reerguer no Paulista e no Brasileiro, competições estas que está na segunda e terceira divisões. Portanto bem longe do patamar do time pontepretano.
    Se fosse decente, realmente não faria provocações e fugiria da raia como fez no lançamento de um livro e agora num supermercado. Este tipo provocação pode ocasionar sérios problemas tanto para ele que não tem coragem de estar em Campinas, como para seus companheiros que cobrem o dia a dia e os que por força do trabalho acabam vindo fazer transmissões no Majestoso. Ele não respeitar o torcedor tudo bem, mas deixar de respeitar uma instituição com 115 anos de história é demais. Espero que ele tenha o bom senso e peça desculpas publicamente assim como fez tais provocações e passe a respeitar o único time do interior a disputar a série A do Brasileiro. E que nunca, eu disse nunca mais faça qualquer tipo de provocação com a instutuição PONTE PRETA.

  3. Antonio Carlos disse:

    Não sei como esse Neto conseguiu um programa de televisão. Ele não faz isso só com a Ponte Preta, já fez e faz ainda com o meu time do coração a PORTUGUESA, LUSA que merece tanto respeito quanto qualquer time.
    O pouco que de vez em quando sou obrigado a ouvi-lo por gostar da Rádio Bandeirantes, tenho percebido que vem repetidamente reclamado da arbitragem do campeonato brasileiro principalmente, quando é contra o seu time o Corinthians. Sr Neto, os erros dos árbitros de futebol não são de hoje já ocorrem a anos inclusive quando o Sr jogava bola, meia boca claro, mas, já aconteciam.
    Você nunca foi um jogador brilhante, era um médio jogador de futebol e também não é um comentarista brilhante e pior, nem médio deixe isso para quem conhece.
    Paulo do Valle, era e sou muito fã do seu Avô e a minha esposa teve o prazer de conhece-lo quando trabalhou na Rádio Bandeirantes, mas, acho que e entendo perfeitamente a sua reivindicação e faço das suas palavras as minhas como torcedor da grande ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS e respeitando a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA.

    Abraços

    Antonio Carlos

    • EDMAR disse:

      Parabens pelo seu comentario eu como Bugrino e respeitando as rivalidades naturais pois sem elas o futebol nao teria graça e repudiando qualquer tipo de VIOLENCIA este passa bem longe de nomes como AMOROSO,JOAO PAULO, RENATO PE MURCHO,JORGE MENDONÇA,ZENON, CARECA, enfim cara bobao que fique bem LONGE do BRINCO pois fala somente as coisas ruins NETO VOCE NAO E BUGRE VC e do time da CAPITAL o GFC nao precisa de VC !

  4. Anderson Gianetti disse:

    Oi Paulo, parabéns pelo texto impecável.
    Penso que um apresentador de TV, concessão pública, tem responsabilidades.
    Não pode descumprir a lei ao utilizar o seu horário privilegiado para incitar a violência entre torcidas. Isso é crime e pode até refletir sobre a concessão pública da Rede Bandeirantes.
    Mas não estou comentando com o intuito de ressaltar a irresponsabilidade dele, escrevo emocionado pelo seu texto, desde que te conheci em Recife, comecei a prestar atenção e a admirar as suas lavras.
    Abração e tudo de bom pra vc!

  5. eri disse:

    Deixo aqui uma salva de palmas para o PDV…..belas letras!

  6. Fernando disse:

    Esse Neto é uma anta. Desprovido de sabedoria e retrógrado. Já foi gordo e agora é chato. #naoassistoband

  7. Thiago Lodi disse:

    Como o Marcos Cerone disse ae nos comentários acima, os time fazem campanhas totalmente distintas hoje em dia e eu como bugrino sei disso. Mas já foi assim antigamente quando nos jogavamos principais campeonatos e a associação jogava as divisões inferiores. O radialista João Carlos de Freitas vive insultando o Guarani também em seus programas e isso não é bom também. É outro cidadão que não pode fazer isso além do que todos sabem que é e onde mora.

  8. Concordo com todos, se eu encontrar em Campinas tenho certeza que irei xinga-lo mas sem violencia e ele não é homem de aparecer mais por aqui e só ficarei contente quando ele ficar desempregado.

  9. […] do Valle, neto do falecido narrador esportivo Luciano do Valle, usou seu blog pessoal e seu perfil no Facebook para, neste sábado (17), fazer diversas críticas a […]

  10. Elena Sofia . disse:

    eu acho ele um grande babaca, creio que lugar de curintiano é na Globo. se não fosse o verdão ele ainda estaria cortando cana no interior, não sei como a Band põe uma pessoa sem cultura em frente uma câmera fazendo comentários tão sem pé e sem cabeça , também brigando com o outro babaca Milton Neves.

  11. jose disse:

    A empresa Bandeirantes, por onde passaram profissionais sérios e impecáveis, deveria tomar mais cuidado, com esse tipo de funcionário, (que a representa), que está dilapidando o seu tão respeitado nome, parabéns a esse menino Paulo que escreveu tão bem, procurando levar ao ambiente futebol, um pouco de paz.

  12. Vladimir Roberto disse:

    Nobre Sr. Paulo. Achei Brilhante o Seu Texto. Infelizmente o que se propaga nos dias de hoje, são Profissionais que precisam Criar Polêmicas e Violência para conseguirem Gerar Audiência e se sustentarem em seus Programas.
    O que foi feito por essa suposta pessoa do Evento do Super-Mercado faz com que tenhamos a nítida Ideia que é um Despreparado por Completo.
    Forte Abraço.

  13. Paulo disse:

    Uai agora o Neto e obrigado a gostar da AAPP,se fosse do lado a contrario eu duvido,duvido mesmo que a imprensa de campinas iria,ficar fazendo esse carnaval td,se não gostam no Neto e simples não assistam mais ele simples assim,agora minha Pergunta ao Paulo Do Valle e legal a Torcida da AAPP fazer barraco em frente a câmara por causa do dia da gloria campineiras? quantas vezes vcs já foram homenageados lá e nunca falamos nd? e certo querer pegar o cara pq ele zoa o outro time aff coisa mais nd haver,Paulo até entendo seu lado mais algumas coisa que vc colocou ai nao tem nd haver.

    • Alessandro disse:

      A pessoa não é obrigada a gostar da Ponte, mas o jornalista tem que ser imparcial. Você está misturando as coisas.

    • Marcio disse:

      Nossa cara, como vc é burro e tonto, mudou totalmente o foco, vai trabalhar com ele que vc tem o mesmo perfil vai!!!

    • Danielle disse:

      Zoar é uma coisa todo mundo faz, mas chamar uma torcida para o “pau” num supermercado é outra totalmente diferente. Violência só gera violência. O Neto não é obrigado a gostar de nenhum time que não seja o dele (por sinal são dois Corinthians e Guarani), mas respeito é bom e todo mundo gosta. Ele como uma pessoa que fala em rede Nacional deveria dar o exemplo e não gerar confusão. E se você não gosta da imprensa campineira, não leia, não foi essa a dica que você deu?????Nenhuma imprensa pode ser totalmente imparcial, sempre terá o quesito humano na imparcialidade. E humano que é humano não consegue ser imparcial na sua totalidade.

  14. José Fernando Braga Alves disse:

    Prezado Paulo do Valle voce foi preciso e muito profissional em seu desabafo, deixando de lado a paixão pelo seu time do coração e mais do que isso pelo seu amor ao seu avô, que com certeza deixo duas heranças sem preço, a alma de um bom jornalista e a paixão pela Macaquinho. Mas com relação ao mau caráter travestido de apresentador esse não tem jeito não, pois é alimentado de um dos piores sentimentos de um ser humano; o ódio e isso ele traz com ele desde os tempos do jogadorzinho medíocre que ele foi, o maucaratismo dele vem daqueles tempo, pois foi capaz de protagonizar uma das cenas mais repugnantes que um ser humano pode praticar contra outro, cuspiu na face de uma juiz de futebol, portanto não dá para esperar nada de bom de um desclassificado como ele é. Você fez a sua parte, muito bem feita por sinal, mas ele não tem capacidade nem humildade suficiente para assimilar o leve puxão de orelha. Abraços

  15. Joeval Martins disse:

    Paulo, te parabenizo pelas sabias palavras. Infelizmente essa TAL comentarista é um grande imbecil. Perdeu ele com o cancelamento do evento, perdeu o supermercado e perdemos a fé de um dia as pessoas formadoras de opiniao possam se juntat para o bem do futebol de Campinas. Sou torcedor da Ponte Preta e a ausencia do Guarani na serie é pessimo para a cidade. Nao formamos mais estrelas e estamos muito longe das principais midias.
    Se a Bandeirantes tiver um pouco de juizo, tiraria esse mediocre programa desse TAL comentarista do ar.

  16. Paulo do Valle só tenho que te agradecer pela palavras ,sempre tive vontade de falar para este sujeito na cara dele tudo isto que você falou

  17. Hélio F. Silva Jr. disse:

    Infelizmente Neto você deixa transparecer muito nas transmissões de TV, suas duas paixões clubísticas (torcedor de duas camisas?!), e deixa o lado da paixão ultrapassar o lado profissional (???). Isso faz com que fale e faça muitas asneiras, e essa do supermercado, foi o ápice da estupideza e inconsequência do que poderia ter acontecido no local. Repense suas atitudes e raciocine com o cérebro, pelo menos como profissional que você acha que é!

  18. claudio roberto disse:

    Esse pé de chinelo e sem instrução , se não fosse o glorioso PONTEPRETANO LUCIANO do VALLE , esse cara estaria na merda , porque estava quebrado , sempre foi um mal exemplo como homem e jogador , enfim é melhor parar por aqui .

  19. Fernando castro disse:

    Paulo, falar desse jogador Neto , é muito gostoso. Craque, jogava como poucos , tinha a magia nos pés , bonito de se ver ( e olha que sou pontepretano roxo), mas voce educadamente falou bem: “pare com ofensas”, de que adianta magia nos pés e merda no cerebro ??? #calaabocaneto(magda)!!!

  20. Eduardo disse:

    De um boçal não se pode esperar outra coisa…….ignorem!

  21. Edson Santos disse:

    Caro Paulo, sinceramente não conhecia sua pessoa , e vou direto ao ponto. O sr. Neto realmente inflama determinadas torcidas, mas não é pelo sotaque caipira, q chega ser legal, sou de Santos, é mais pelo ele fala. Infelizmente ele não é imparcial em seus comentários, ele gostava determinado time, aquele q muitos odeiam por conta das falcatruas e arbitragens, e o do Guarani. Acredito q ele pense assim por saber q não iria longe em audiência se fosse apenas mais um comentarista de TV. As emissoras podem fazer isso por achar q a audiência q determinadas torcidas dão aos programas, são a necessidade de elas sobreviverem. Não é só a Band, a globo tbm faz isso. O meu Santos só aparece de vez em quando no noticiário. Voltando, o comentarista Neto é assim, é só ouvir as besteiras q ele fala, vai cair, vai ganhar, vai ser campeão e quase sempre ele erra, e erra feio. Então, infelizmente, não mudará. Desse tipo de profissionais as emissoras têm aos montes, ele pode até ser boa pessoa, mas os interesses televisivos falarão mais alto sempre. Já a Ponte, q várias vezes foi ou é uma pedra no caminho do Santos, rsrsrs, está na primeira divisão e vai bem no campeonato, enquanto o time dele está mal. Portanto, entendi sua carta, mas fazer o q? de repente, depois dessa carta, esse cidadão entenda q não é só uma torcida q assiste seus comentários. Eu, a muito tempo, parei de assistir esse cidadão e acredito q muitas torcidas fazem o mesmo. Saudações santasticas

  22. Alexandre disse:

    Bom, com suas palavras você escreveu tudo, Neto não respeita ninguém e usa como a maioria dos apresentadores do que tem ao lado para “chamar” as pessoas para a briga, pois nunca estão sozinhos, sempre com seguranças. Só fala merda, uma pessoa que tem um time não poderia ter ser apresentador de um programa em horario nobre e só para acabar, onde está o Guarani mesmo???

  23. Luiz Antonio disse:

    Faço minhas, as palavras do Paulo do Valle, do Carlão, do Marcos e do Antonio Carlos, mas seria importante que o sr. Neto tomasse conhecimento.

  24. José Simão disse:

    Paulo do Valle muito oportuno seus comentários. Porem falar do Luciano do Valle apenas como excelente narrador que foi é muito pouco.
    Luciano do Valle fez muito pelo esporte do Brasil, vôlei, basquete, sinuca, box etc.
    Profissional competente, correto e ético, alheio a polêmica.
    Quanto ao comentarista Neto teve a grande honra de trabalhar ao lado de um profissional exemplar porem não aprendeu nada…

  25. bugre disse:

    Nuuuuuunca serãooooooo! O choro é livre virgens !!’

  26. Esse neto é um sem noção, tenho vergonha dele dizer ser corinthiano nem nós torcedores sensatos que torcemos por um time de massa suportamos tanta ignorância, morei 27 anos em Campinas um bom tempo perto do estadio da Ponte Preta, tenho muitos amigos pontepretanos um deles que já foi morar com Deus Sergio José Salvucci que tinha orgulho em dizer que incentivou o Luciano do Vale no começa de carreira, sou corinthiano gosto da Ponte Preta e daí e estou torcendo pra ela entrar e ficar no G 4.

    Parabéns Paulo.
    Abraços
    João Caetano Autieri

  27. Jair Souto disse:

    Parabéns pelo seu desabafo, sou bugrino e considero ele um tremendo mau caráter…é um bosta dum comentarista…. Devia voltar a mendigar pastel e caldo de cana na banca do squarisi…..e levar junto o irmão Osvaldo Luiz…

  28. OLAIR disse:

    Sou saopaulino e moro proximo a Campinas , sempre torço para nossos times do interior , mesmo com tantas dificuldades ainda se sobressaem no cenario nacional, mesmo com toda mídia voltada só pra os grandes, ainda merecem todo meu respeito , a federação não oferece praticamente nenhum beneficio … e ainda são obrigados a ter pseldos apresentadores denegrindo a imagem de um clube tradicinal como a AAPP , me solidarizo a você .

  29. João Limirio Neto disse:

    É uma pena, pois, trata-se de falta de capacidade, para o desempenho de suas funções dentro de uma profissão, que deve ser imparcial e verdadeira… Isso trás para a modalidade uma grande instabilidade e apologia à violência, sendo que esses profissionais, deveriam se dedicar inteiramente, para promover a paz entre as torcidas, pois, somos todos irmãos em Deus e devemos torcer juntos sem a necessidade de grades para separar-nos.

  30. Adriano Oliveira disse:

    Sou corinthias ate a morte ….
    Esse idiota ai nem é corintiano .. ele apenas usa o corinthias pra si manter e si sustentar … usando de degraus para falar asneiras e muita ignorância ..
    Resumindo todo corintiano odeia esse merda .. #foraneto #calabocaneto

  31. Não sei quem é Paulo do vale…………..nem gostava do Luciano como narrador…………e é pura verdade…………mas peço para este tal de Paulo metido a merda calar esta latrina…………….

  32. jaime disse:

    `triste ter que ver essas coisas desse coitado…..para ganhar audiência ter que fazer isso, Com certeza Luciano do Valle reprovaria isso , até pq conheci ele e a filha dele na época que trabalhei no Comercial da Bandeirantes em Campinas e sei muito bem o respeito que tinha pelos clubes , principalmente pelo esporte no Brasil.
    NETO peça desculpas a nação Pontepretana pela sua atitude irresponsável , alias eu sou um desses e que veio do Chile torcer pele macaquinha.

  33. joao disse:

    Eu não dou audiência pra idiotas! Se todos pensassem assim esse tosco não teria nenhum expectador.

  34. Isaac de Souza disse:

    Caro Paulo! Eu como corintiano, sabendo da história de amor que ele tem com o Guarani de Campinas. Concordo plenamente com você. Parece que subiu para a cabeça dele, após a passagem do seu avô Sr Luciano, eu praticamente deixei de assistir jogos pela Bandeirantes. Porque para mim perdeu o encanto. Em relação aos Donos da Bola uma perna pessoal da família Saad, não ter tomado uma postura em relação ao comportamento do apresentador José Ferreira Neto, muitas vezes ridículo no sentido de quere se impor pela sua condição as vezes até sendo indelicado com os seus colegas de programa. Eu não estou conseguindo acompanhar mais, estou assistindo o Seleção Sport Tv na Tv por assinatura. Hum Abraço e vamos deixar de assistir o programa dele quem sabe assim ele abaixa um pouco esse egocentrismo.

  35. mauricio lombardi disse:

    esperar o que de um cidadão que nunca teve postura, embriagado, cospe da na cara de outro cidadão, um verme desse, e quase afunda um supermercado em Campinas, causando um estrago enorme, ficar chamando a torcida da ponte pro pau, ai da tv e facil, vem aqui em campinas, seu covarde.

  36. Antonio Santos disse:

    Paulo, bom dia

    Você foi muito feliz em sua carta, e com certeza falo tudo que muitos Ponte Pretanos tinha vontade de falar para ele.

    A nação Ponte Pretana fico honrada com seu ato.

    Parabéns..

    Antonio Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: